CDL-DF lança livro “O Futuro do Varejo do Distrito Federal” e reúne empresários para discutir tendências do setor 

 Evento reuniu autoridades locais, lideranças empresariais e entidades do setor produtivo para entender os cenários e desafios dos próximos 16 anos 

 
Crédito: Elianne Loin

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (19), o livro “O Futuro do Varejo do Distrito Federal – Horizontes 2030 e 2040”, em um evento que reuniu empresários, autoridades e líderes do setor na sede da entidade. A publicação, baseada em um amplo estudo sobre o comércio local, apresenta as principais tendências e desafios que moldarão o varejo nos próximos anos, abordando temas como inovação, sustentabilidade e o impacto das novas demandas dos consumidores. 
O ex-presidente da CDL-DF e idealizador do novo estudo, Wagner da Silveira, destacou a importância da pesquisa para o fortalecimento do setor: "Este livro é um marco para o varejo do Distrito Federal. Precisamos estar preparados para um cenário em constante transformação, e compreender as tendências é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. A modernização do setor passa pelo entendimento da tecnologia, da nova legislação e do comportamento do consumidor." 
Já o atual presidente da CDL-DF, Eduardo Rodrigues, reforçou a relevância do material como um guia para empresários e formuladores de políticas públicas: 
"Nosso objetivo com essa publicação é fornecer um panorama detalhado do varejo e contribuir para que os empreendedores do DF possam se antecipar às mudanças. O setor precisa estar alinhado às novas exigências do mercado, à influência das gerações Z e Alpha, bem como às oportunidades que surgem com a transformação digital." 
O estudo foi conduzido pelo instituto de pesquisa Neocom, liderado por Alexandre Ayres, que também foi responsável pelo primeiro levantamento sobre o varejo do DF, realizado em 2004, sob a gestão do então presidente da CDL-DF, o empresário Ennius Muniz. 
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto Pires, que representou o governador Ibaneis Rocha e parabenizou a iniciativa da CDL-DF. Também participaram a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, o chefe do Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental do gabinete do governador, Marcio Faria Jr., além de associados, diretores da entidade e representantes do setor produtivo. 
Durante o evento, foram ressaltados pontos de destaque do estudo, como o cenário de "Evolução e Prosperidade", que vislumbra um futuro com uma economia do DF fortalecida e lojistas altamente competitivos. Este cenário, segundo o estudo, será impulsionado pela prosperidade econômica, favorecendo a evolução de países emergentes como o Brasil por meio de reformas estruturantes e rigorosa disciplina fiscal. A Geração Z, como principal força no mercado consumidor até 2040, elevará os padrões de atendimento e a presença digital, enquanto a inovação tecnológica se consolidará como o principal motor de transformação, exigindo adaptação e modernização do pequeno comércio, com participação crucial em ecossistemas de negócios como franquias e plataformas de e-commerce. 
O estudo também apontou para uma diminuição da polarização global em 2040, com o fortalecimento da cooperação internacional, impulsionando o crescimento econômico brasileiro e sua competitividade no cenário global. 
O presidente da CDL-DF, Eduardo Rodrigues concluiu que “com o lançamento do livro, a CDL-DF reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do comércio local e a construção de um varejo mais inovador e sustentável para o futuro”. 
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom
Postagem Anterior Próxima Postagem