Equipes da Equatorial Goiás restabelecem
fornecimento de energia para 95% dos clientes impactados pelo temporal de ontem
em São Luís de Montes Belos, Cezarina, cidade de Goiás e as demais regiões
Em 24 horas de atuação incessante, concessionária
garante recuperação do sistema elétrico atingido fortemente por rajadas de
vento e descargas atmosféricas. Companhia segue empenhada até normalização
completa
A
Equatorial Goiás atua incessantemente desde que um forte temporal atingiu
Montes Belos, Cezarina, cidade de Goiás, entre outras regiões, nesta
segunda-feira (4). As chuvas intensas e duradouras desde a manhã de ontem,
acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas, provocaram a queda de
galhos de árvores sobre a rede, ocasionando rompimento de cabos, quebra de
cruzetas e queima de fusíveis, resultando na interrupção do fornecimento de
energia. Assim que as ocorrências foram registradas, técnicos iniciaram os
trabalhos de reconstrução da rede atingida pela tempestade. A instabilidade
estava sendo alertada pela distribuidora e pelo Centro de Informações
Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, CIMEHGO.
Atendimento
das ocorrências
Até
às 13h desta terça-feira (5), 95% dos clientes impactados pelo temporal de
ontem já estavam com o fornecimento restabelecido. A distribuidora reforça que
não existem bairros inteiros sem energia. A atuação rápida foi possível por uma
soma de fatores, como manobras telecomandadas do sistema feitas à distância,
que permitem maior agilidade, além de tecnologia instalada na rede e no Centro
de Operações Integradas (COI).
Um
levantamento feito pela concessionária registrou 434 raios no município, uma
média de 14 raios por dia. A companhia lembra o impacto que as tempestades,
acompanhadas de descargas atmosféricas provocam sobre a infraestrutura
elétrica. Os raios podem causar interrupções no fornecimento de energia, além
de danos a equipamentos e risco de acidentes fatais.
Para
melhorar ainda mais a conectividade entre as equipes e o COI, a distribuidora
adotou o sistema Starlink, que fornece internet de alta velocidade via
satélite, essencial para comunicação e monitoramento eficaz durante as
operações. Com o Starlink, as equipes acessam informações em tempo real, enviam
relatórios e se comunicam com os centros de operação sem interrupções.
Atuação
incessante
A
concessionária segue trabalhando ininterruptamente para recuperar o sistema
elétrico o quanto antes e afirma que não medirá esforços para energizar os
clientes com urgência, mesmo que alguns casos sejam considerados de maior
complexidade devido aos danos provocados pelo temporal.
Registro
de ocorrências
A
concessionária alerta sobre a importância do registro nos canais oficiais de
atendimento que funcionam 24h por dia:
Atendente
virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
Aplicativo
Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
Agência
virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
Via
SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX
informando no "xxxx" sua Unidade Consumidora (UC);
Call
center 0800 062 0196.
Ao
registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial
identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da
energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a
distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado.
Os canais são o melhor caminho para se comunicar com a companhia de energia e
acompanhar o andamento da ocorrência.
A
Equatorial Goiás reforça que, para este período de chuvas, está empenhada para
garantir o atendimento ágil aos clientes, mesmo que a intensidade da chuva
tenha sido além do previsto pelos especialistas.
Assessoria
de Imprensa Equatorial Goiás