Mais de 1,5 mil empresários e especialistas vão participar do Brasília Mais TI. O evento vai tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade
Por três dias, Brasília será o centro do debate nacional em soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI ocorrerá entre os dias 26 e 28 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reunindo mais de 1,5 mil empresários e especialistas em inovação do país.
As discussões abordarão temas que vão desde como evitar que a Inteligência Artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas. Além disso, o evento terá espaço para networking de mulheres empreendedoras, discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na advocacia, um torneio de robótica e um hackathon.
A professora-pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Melissa Webster, estará em Brasília para apresentar seus estudos sobre a adoção e as implicações do ChatGPT e outras IAs generativas no mercado de trabalho e na educação. Sua palestra, intitulada “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade”, será um dos destaques do evento.
Ao todo, serão mais de 55 painelistas em 12 debates. Entre os palestrantes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará detalhes da transformação digital no Estado, que implementou a telemedicina em 222 municípios piauienses, além de destacar a importância dos investimentos em sistemas e soluções tecnológicas para melhorar o acesso da população aos serviços públicos.
De acordo com o organizador do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, a tecnologia da informação é o pilar fundamental da era digital, com impacto direto na forma como trabalhamos, vivemos, nos desenvolvemos, geramos riqueza e nos comunicamos. “É impossível imaginar um mundo sem a presença do digital, e a sociedade precisa se preparar para aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer. Há uma grande discussão sobre o papel da IA, mas a tecnologia é parte da solução, por isso devemos nos conectar, humanos com humanos, para entender o que deu certo até agora e o que nos espera no futuro próximo”, explica o empresário.
Brasília Mais TI é resultado de múltiplas iniciativas
Sob a organização do Sinfor/DF, o Grupo de Fortalecimento do Setor de TI (GForTI) realizará o evento em correalização com o Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), a Associação da Advocacia Trabalhista do Distrito Federal (AATDF) e a Associação Edtech Meetup, uma organização voltada para fortalecer e conectar a comunidade de profissionais e entusiastas da tecnologia educacional (EdTech).
O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), SEBRAE Nacional, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei).
Brasília Mais TI lançará o Observatório do Empreendedorismo Feminino e terá painel sobre mulheres CEOs
Uma iniciativa dedicada à pesquisa, monitoramento, análise e promoção do empreendedorismo liderado por mulheres será oficialmente lançada no Brasília Mais TI. Trata-se do Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), que visa levantar e fornecer dados, insights e recursos para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das empreendedoras. O evento contará com um espaço exclusivo para networking de mulheres empreendedoras. “As mulheres empreendedoras contribuem para o crescimento econômico e trazem uma perspectiva inovadora e colaborativa, frequentemente desafiando normas tradicionais de gestão e liderança”, avalia o presidente do Sinfor/DF.
Conheça outros pontos de destaque da programação:
• Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos, participa de painel sobre tecnologia e meio ambiente.
• CEO do G4F, Gerusa Falcão, a empresária do setor de TI, Luciana Barbosa, e a diretora de redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, falam sobre Brasília e futuros possíveis.
• Painel sobre “Uso de rastros digitais como prova para processos trabalhistas”.
• Painel sobre “IA e o mercado jurídico: desafios e perspectivas”.
• Painel sobre “Reputação da Empresa e Reputação de seus Executivos: como lidar com a identidade unificada no novo cenário global de riscos e oportunidades”.
• Palestra com o secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, sobre “O uso do poder de compra do Estado”.
• Painel: Experiências Imersivas e IA na Jornada AgroTech.
• Pejotização e os Riscos Trabalhistas será tema de palestra do diretor jurídico da ISG S.A., Heyrovsky Torres.
1º Torneio Regional de Robótica durante o Brasília Mais TI
Quarenta e cinco equipes de escolas públicas e privadas, com cerca de 140 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, participarão do 1º Torneio Regional de Robótica de Brasília. Serão premiadas as três primeiras equipes com melhor tempo na final. Dependendo do desempenho, haverá prêmios adicionais para categorias como "Melhor Design" e "Inovação Técnica". Os alunos precisam fazer as inscrições até 16 de novembro.
A competição incluirá três modalidades:
Chão de fábrica: Robôs autônomos buscam caixas no estoque e entregam aos clientes.
Os robôs devem ter dimensões máximas de 25x25 cm para passarem entre o estoque e as áreas de entrega.
Veículos autônomos: Corrida de robôs; o mais rápido vence.
Os robôs devem ter no máximo 20 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 cm de altura. A massa total do robô não deve exceder 3 kg.
Sumô de robô: Os duelos terão duração de até 3 minutos.
Os robôs devem ter até 2 kg, conter no máximo 2 motores e ter até 4 rodas ou 2 esteiras. A voltagem máxima permitida nos motores é de até 9V. A pesagem e medição serão realizadas uma hora antes da competição.