Game interativo para crianças de 6 a 10 anos aborda, de forma lúdica, estratégias para lidar com situações de risco, principalmente sobre violência sexual
Com o avanço do uso da internet e o aumento das interações digitais, ensinar as crianças a se protegerem em ambientes virtuais e no dia a dia tornou-se uma prioridade. Pensando nisso, o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), em parceria com FTD Educação, lançou “Festa do Brincar”, um jogo gratuito, voltado para crianças de 6 a 10 anos, que aborda temas como sentimentos, relações de respeito e prevenção de violências, de maneira leve e interativa.
Na plataforma, os jogadores podem escolher entre os personagens Bia, apelidada de “Amora”, e Santiago, chamado de “Vagalume”. Juntos, eles exploram diferentes ambientes escolares durante um dia especial de festa, enfrentando desafios que ensinam de forma lúdica a importância da segurança e a identificação de comportamentos inadequados.
Um dos principais objetivos do “Festa do Brincar” é tratar assuntos delicados, como a violência sexual, de maneira amigável e acessível para o público infantil. Durante o jogo, as crianças aprendem sobre consentimento e estratégias para lidar com situações de risco, seja na internet ou em outros ambientes. "Por meio dessa iniciativa, buscamos apresentar temas importantes e delicados, de forma que as crianças se sintam engajadas e, ao mesmo tempo, confortáveis", destaca o analista do CMDI, Rafael Rodrigo Teixeira.
O jogo também estimula a curiosidade e o aprendizado ao permitir que os jogadores interajam com elementos escondidos nos cenários, o que rende pontos extras. Essas interações reforçam as lições sobre segurança de forma dinâmica e divertida, incentivando as crianças a estarem mais atentas aos sinais de perigo.
Campanha Defenda-se
A iniciativa chega como mais uma parte da campanha “Defenda-se”, criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância, e que tem como principal objetivo promover a autodefesa de crianças e adolescentes de 4 a 12 anos, contra a violência sexual, por meio de uma série de vídeos animados. “Desde sua criação, a campanha busca não apenas educar, mas também oferecer ferramentas para que as crianças se sintam seguras e confiantes ao lidarem com situações adversas, tanto no mundo virtual quanto fora dele”, explica Rafael.
O jogo está disponível no site da campanha e pode ser acessado gratuitamente.
Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância
O Centro Marista de Defesa da Infância atua, desde 2010, na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Defesa se dedica a duas temáticas principais: prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes e políticas públicas informadas por evidências. Saiba mais em centrodedefesa.org.br