https://fia.com.br/blog/ma-o-que-e-tipos-exemplos-e-etapas-do-processo/
Dados
indicam que entre 70 e 90% das fusões e
aquisições falham
por conta
de problemas de integração
Movimentos de compra e venda empresariais representam
períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca
perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa
multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem
ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto,
muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse
insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo
comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores,
aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o
lucro projetado.
Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto
interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental
para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar
como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os
funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a
consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto
entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo
do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom
Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de
operações de M&A.
A gestão da narrativa e das informações é um fator
sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da
operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja
assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que
todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a
operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações
pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação
empresarial, Silvana Piñeiro.
Segundo um levantamento da Harvard Business Review,
entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na
integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de
comunicação eficaz ajuda a resolver.
Para
os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e
comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças
impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis
instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente
e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e
manter o interesse dos já existentes.
A
transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma
especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou
a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante
processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações
falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para
evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança
entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que
enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e
compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um
impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação
dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a
transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza
Silvana Piñeiro.
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.