Volta às aulas reacende debate sobre segurança nas escolas

Iniciativa presente em 16 cidades brasileiras busca ajudar na inibição de ações criminosas no ambiente escolar

Projeto Escola Mais Segura ajuda a inibir ações criminosas, como tráfico de drogas e aliciamento de menores em frente às escolas
Créditos: Divulgação Helper

O projeto de lei que obriga escolas públicas e privadas a adotarem medidas de segurança para prevenir e combater casos de violência em suas instalações tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e traz à tona o debate sobre a importância de ações efetivas sobre o assunto traz à tona o debate sobre a importância de ações efetivas sobre o assunto ainda mais neste período de volta às aulas. Os ataques a escolas são motivo de preocupação para toda comunidade escolar, especialmente nos últimos dois anos, quando a incidência desse tipo de crime aumentou assustadoramente, segundo um estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz, que reuniu casos dessa natureza cometidos desde 2002.

As iniciativas para contribuir para um ambiente escolar mais seguro são muitas e vão desde projetos de conscientização de estudantes e pais, ações de apoio da própria comunidade até o desenvolvimento de soluções usando a tecnologia como suporte. Em Cotia (SP), a instalação de totens de segurança em conjunto com um aplicativo de emergência escolar busca reduzir possíveis vulnerabilidades e proporcionar mais agilidade em situações de risco. 

E os dados vêm mostrando que está dando certo. Os números de furtos, invasões e vandalismos em frente a escolas municipais passaram de 100 incidentes registrados entre janeiro e abril de 2023 para apenas quatro no mesmo período deste ano. O Projeto Escola Mais Segura, criado e disponibilizado pela Helper Tecnologia,  oferece ferramentas que auxiliam professores e diretores das escolas a gerar um alerta sonoro em situações de risco, advertindo todos do local e informando às autoridades competentes sobre eventuais emergências, sejam elas policiais, médicas ou de bombeiros. 

A solução visa otimizar a atuação das forças de segurança, garantindo uma presença ostensiva, inibindo a criminalidade e potencializando a capacidade de fiscalização. O apoio dos totens em conjunto com o aplicativo torna possível responder de forma rápida às solicitações emergenciais proporcionando aos estudantes um ambiente seguro. “A instalação dos totens em frente às escolas já é algo que ajuda a inibir ações criminosas, como tráfico de drogas e aliciamento de menores. E a integração com as forças de segurança, pelo aplicativo e pelo sistema dos totens, traz possibilidades de uso ainda mais avançadas e de proximidade com as comunidades”, comenta o diretor da Helper Tecnologia, Edison Endo. 

Sobre a Helper Tecnologia

A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público. 

Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex - que remetem às viaturas policiais -, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom