Seminário em Pernambuco celebra 60 anos da Carta de Veneza com parceria entre CAUs

 

   

 


Evento durante a Semana do Patrimônio reúne especialistas e lança concurso para intervenções em bens protegidos

Nos dias 13 e 14 de agosto, Pernambuco sediará o seminário "Legados e lições: um olhar sobre os 60 anos da Carta de Veneza". O evento, que ocorrerá durante a Semana do Patrimônio de Pernambuco, é uma iniciativa conjunta dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Minas Gerais (CAU/MG) e Rio de Janeiro (CAU/RJ), em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e marca o início de uma série de ações colaborativas entre essas instituições.

O seminário celebra os 60 anos da Carta de Veneza, documento fundamental para a preservação do patrimônio cultural mundial. Ele contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais que debaterão temas como conservação cultural, mudanças climáticas, turismo massivo, conflitos urbanos e avanços tecnológicos.

"A realização do seminário nesta semana é estratégica, pois une as celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural com um momento de reflexão sobre os 60 anos da Carta de Veneza. Este é o primeiro passo de uma série de ações que culminarão no lançamento do edital de Intervenções Contemporâneas em Bens Construídos Protegidos, promovendo uma maior integração e cooperação técnica entre os CAUs", afirma Roberto Salomão, presidente do CAU/PE, destacando a importância de realizar o evento durante a Semana do Patrimônio de Pernambuco.

No primeiro dia, serão abordadas a história e os impactos da Carta de Veneza, com palestras focadas em sua revisão histórica tanto conceitual quanto aplicada. Os participantes também discutirão casos de sucesso na conservação do patrimônio cultural, e a importância das novas tecnologias, como digitalização 3D e realidade aumentada, na preservação do patrimônio.

O segundo dia será dedicado a estudos de caso específicos, incluindo a preservação digital do Museu Ipiranga e a participação comunitária na defesa do patrimônio. As políticas públicas e estratégias de engajamento comunitário também serão discutidas, culminando em uma reflexão sobre os desafios futuros da preservação cultural.

Além disso, será lançado o edital do concurso "Intervenções Contemporâneas em Bens Construídos Protegidos", que premiará projetos autorais que melhor integrem alterações contemporâneas em imóveis protegidos, atendendo às novas necessidades espaciais, de infraestrutura ou mecânicas.

O seminário será realizado no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, e será transmitido pelo canal do YouTube do CAU/PE. Para mais informações e inscrições, acesse o site: https://doity.com.br/seminario-legados-e-lies-um-olhar-sobre-60-anos-da-carta-de-veneza.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom