Comitiva brasileira, liderada pelo secretário de Economia Verde do MDIC, participa do 10º Diálogo sobre Transição Energética de Berlim, maior evento internacional sobre energia organizado anualmente pelo governo alemão
Com o objetivo de fortalecer a parceria comercial entre Brasil e Alemanha e apresentar as oportunidades de investimentos na área de transição energética, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Biondústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rodrigo Rollemberg, está em Berlim para participar do 10º Diálogo sobre Transição Energética de Berlim (BETD), que acontece entre os dias 19 e 20 (terça e quarta-feira).
Este é o maior evento internacional sobre energia organizado anualmente pelo governo alemão, voltado para a discussão de estratégias governamentais para a transição energética. O foco, neste ano, é a América Latina. Na edição do ano passado, mais de 130 países estavam representados.
Nesta segunda-feira (18/3), Rollemberg participou de um evento prévio promovido pela Embaixada do Brasil em Berlim. O seminário teve como tema "Diversificando as principais cadeias de valor em direção à economia de baixo carbono: oportunidades para parcerias entre Brasil e Alemanha" e reuniu representantes de vários setores dos dois países.
Durante a abertura, o secretário afirmou que o Brasil é um parceiro importante para a descarbonização do planeta. "Somos o país com a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de biomassa, temos uma matriz energética limpa e uma matriz elétrica limpíssima, além de ter abundância de água e democracia", afirmou Rollemberg. "E queremos cooperar com todos os países", finalizou.
Em seguida, o secretário participou do painel "Investimentos sustentáveis e oportunidades de financiamento climático entre Brasil e Alemanha". Com representantes da Agência Alemã de Energia (dena), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Banco de Desenvolvimento kfW, o porta-voz brasileiro ressaltou o grande potencial nacional na produção de hidrogênio de baixo carbono e SAF (Sustainable Aviation Fuel) e afirmou que o objetivo do MDIC e do Governo Federal é incentivar a indústria nacional para que o Brasil passe a ser fornecedor não só da matéria-prima, mas dos produtos manufaturados.
A agenda na capital alemã continua até quarta. Além do evento principal do 10º Diálogo sobre Transição Energética de Berlim, o secretário participará de reuniões bilaterais com representantes do governo alemão e de outros países, como Dinamarca e Reino Unido; e terá encontros com empresários do setor de energia.
Por Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Tags
# Blog do Paulo Melo