Ações de incentivo ao empreendedorismo, como Papo de Empresário e Wine Business, também estão entre as ações da entidade
O
braço da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF) voltado para a promoção
do empreendedorismo e para a inserção de jovens empreendedores no setor
varejista da capital, a CDL Jovem-DF, está completando 25 anos.
No
próximo domingo, dia 10 de setembro, a data será comemorada com uma feijoada
para os associados e convidados.
A
entidade, ao longo destes 25 anos, ficou reconhecida como a promotora do Dia
Livre de Impostos, ação de conscientização da população sobre a alta e complexa
carga tributária brasileira. Durante o DLI, lojistas colocam à venda produtos
sem o valor dos impostos, como forma de demonstrar, na prática, o que
significam os tributos para o bolso do consumidor.
Mas
além dessa ação, a CDL Jovem-DF tem uma série de outras iniciavas voltadas à
capacitação, inserção e troca de experiência entre empreendedores. O Papo de
Empresário, por exemplo, ocorre uma vez por mês e leva, sempre, um empresário
de sucesso para conversar com os associados da CDL Jovem. “É um momento rico para nós, em que trazemos
um empresário já consolidado e ele nos conta um pouco da experiência dele, dá
dicas de negociação e, com isso, ajuda muitos empresários que estão começando a
ter uma jornada de mais sucesso nos negócios”, conta o atual coordenador-geral
da CDL Jovem-DF, Hugo Leite.
Entre
os empresários que já participaram, estão Ricardo Sechis, da Ricco Burguer,
Virgínia Gontijo da Bad Boy e Mabuya, e Américo Silvano, fundador do Colégio
Ideal.
Com
intuito de fomentar o networking entre os jovens empreendedores, a CDL Jovem-DF
promove o Wine Business, um espaço em que cada participante faz uma
apresentação curta, uma espécie de pitch, sobre o seu negócio. “O objetivo é fomentar o negócio entre os
participantes. Cada um conta o que faz e isso pode interessar a um outro
empresário e daquele encontro, nascem negócios”, explica Hugo.
Entre as próximas iniciativas da CDL Jovem-DF, está a realização de visitas técnicas em grandes empresas para conhecer essas iniciativas de perto.