Objetivo é
realizar a troca de informações de forma dinâmica, deixando visíveis conteúdos
que auxiliam no cotidiano dos profissionais
O trabalho
em equipe e a troca de conhecimentos entre os colaboradores são peças
fundamentais para o bom funcionamento de uma unidade de saúde. O companheirismo
e a disseminação de informações geram um ambiente de trabalho fluido e
acolhedor. Pensando nisso o Hospital
Estadual de Trindade (Hetrin), acaba de criar o projeto “Espaço do
Conhecimento”, um painel onde as equipes terão acesso às informações como
protocolos e processo assistenciais, além de comunicados da direção.
Segundo a gerente de Enfermagem do local,
Pollyana Bueno Siqueira, o objetivo é realizar a troca de informações de forma
dinâmica, deixando visíveis conteúdos que auxiliam no cotidiano dos
profissionais. "O Espaço do Conhecimento foi idealizado como uma das
alternativas para reforçar ainda mais os conteúdos de protocolos e processos assistenciais.
No painel serão inseridas dicas diárias para as equipes, estimulando assim as
boas práticas no dia a dia de trabalho, além da troca de informações e
experiência".
Pollyana ainda ressalta
que promover ações de integração com os colaboradores refletem diretamente na execução de suas funções. “Essa ação promove o bem-estar coletivo, de
forma que colabore na harmonia do ambiente de trabalho, visando o melhor
atendimento ao paciente e o crescimento de todos”.
Projetos IMED
O “Espaço do
Conhecimento” é um dos projetos idealizados junto ao Instituto
de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que conta com diversos projetos que
trabalham uma comunicação eficaz e a capacitação continuada para os
colaboradores.
Um exemplo é o Painel da
Gratidão, espaço onde os profissionais podem compartilhar entre si
os motivos ou as pessoas pelos quais eles estão gratos, valorizando assim a
disseminação de sentimentos positivos.
O prêmio IMED
3I´s, por sua vez, incentiva os colaboradores no desenvolvimento de ações
inovadoras e inclusivas que beneficiem a performance do hospital e,
consequentemente, o atendimento oferecido para a população.
Já o projeto Escuta
Terapêutica trata-se de uma linha de comunicação exclusiva para os
profissionais que precisam de apoio psicológico para lidar com qualquer tipo de
problema, ao alcance de uma ligação ou envio de mensagem.
O trabalho realizado
junto aos colaboradores é refletido nos números de atendimentos realizados.
Somente no início de 2022 o Hetrin efetuou mais de mil atendimentos
ambulatoriais e mais de três mil consultas, entre outros procedimentos, somando
mais de cinco mil atendimentos no geral.
“Para nós, do IMED, trabalhar com ações que desenvolvem uma
comunicação eficaz e objetiva junto aos colaboradores é de extrema importância.
A capacitação oferecida proporciona o alinhamento entre as regras
institucionais, os padrões corporativos, os processos e as expectativas com
relação à excelência e humanização dos atendimentos”, finalizou Getro Pádua,
diretor do IMED.
Assessoria
de comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)
Aline
Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
Camila
Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br