Foto Claudio Braga
Dasa e sua rede de
hospitais e oncologia organizam flash mob em 4 cidades brasileiras para lembrar
que o Outubro Rosa é sempre
Ação surpresa teve gravação inédita de Elba Ramalho com DJ
Bhaskar e aconteceu simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e
Brasília
A Dasa, maior rede de saúde integrada do país, por meio de
suas marcas de hospital e oncologia, promoveu na manhã desta terça-feira, 12 de
outubro, um flash mob simultâneo em lugares icônicos de quatro cidades
brasileiras: Parque do Ibirapuera (SP), Calçadão de Copacabana (RJ), Praia de
Icaraí (Niterói) e Parque da Cidade (Brasília).
A ação faz parte da campanha #OutubroRosaSempre e tem como
objetivo conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância
do diagnóstico precoce no enfrentamento do câncer de mama, que é a primeira
causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil,
exceto no Norte, onde o câncer do colo do útero registra a maior taxa de
incidência, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Dirigidos por Marcel Anselmé, que integra o Balé da Cidade de
São Paulo, 80 bailarinos se apresentaram sob o som da música A Cor É Rosa, de
autoria do musicista Silva, que foi interpretada por Elba Ramalho em uma
mixagem especial do DJ Bhaskar. A cantora, que venceu a batalha contra o câncer
de mama descoberto em 2010, abraçou a causa e participou da gravação feita especialmente
para a ocasião. A ativação aconteceu ao ar livre e seguiu todos os protocolos
de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias.
O movimento ganhou as ruas e ainda mais visibilidade com o
apoio de influenciadores digitais que marcaram presença: Cris Coimbra, Alice
Castro e Roberta Marques e Ana Flávia, alguns deles parceiros das marcas de
diagnóstico e dos hospitais da Dasa, como Nove de Julho e Santa Paula (SP), Complexo
Hospitalar de Niterói (CHN) e São Lucas Copacabana (RJ) e Hospital Brasília
(DF).
Foto Claudio Braga Um alerta ao cuidado com a saúde
Além do flash mob, a Dasa e suas marcas de diagnóstico promoveram
outras ações para ampliar a visibilidade e o engajamento à campanha
#OutubroRosaSempre.
No Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas que passeavam pelo
calçadão de Copacabana foram convidadas a responder um quiz sobre cuidados com
a saúde e a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama. As respondentes
com 35 anos ou mais, que são o público-alvo da campanha, receberam guarda-sóis das
marcas Sérgio Franco e CDPI estilizados com uma ilustração alusiva ao Outubro
Rosa. Para outras faixas etárias, o gift foi uma máscara rosa personalizada.
Foto Claudio Braga
Outubro Rosa agora e
sempre
O flash mob foi mais um passo dado pela Dasa e suas marcas de
hospitais e diagnóstico para lembrar que a realização de consultas médicas e
exames preventivos não pode esperar, sobretudo em casos oncológicos.
Um levantamento feito pelo time de Analytics da Dasa identificou
que 2,8 milhões de mulheres com idade elegível e indicação clínica para a
realização de mamografia deixaram de fazer exames de rastreio ou para o
diagnóstico de câncer de mama na rede durante os últimos 12 meses. A análise
revela que 91,1% das brasileiras podem não estar com o acompanhamento em dia.
“Esse dado é bastante preocupante e nós não podíamos ficar
parados. Nossa ideia para dar maior visibilidade ao tema foi antecipar a
conversa sobre câncer de mama e Outubro Rosa para agosto como forma de
relembrar a população que os cuidados com a saúde e o bem-estar precisam ser
agora, sempre e que não podem esperar”, explica Allan Macintyre, diretor de
marketing da Dasa.
Em agosto, a Dasa lançou a campanha Outubro Rosa Agora sob o
conceito “o diagnóstico precoce pode salvar vidas”. Essa primeira fase contou
com mídia OOH em relógios de rua, abrigos de ônibus e painéis de LED em
shoppings do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A segunda fase contou com ativações nas principais redes
sociais da marca, como YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, com o apoio e
endosse de um squad de influenciadores digitais.
Até novembro deste ano, a campanha vai doar 3,6 mil
mamografias – mais de 80% em relação ao ano passado – para mulheres atendidas
pelas ONGs Américas Amigas e Marque Esse Gol, seguida de consulta com médicos
da organização Horas da Vida, que encaminharão as pacientes para seguirem o
tratamento via SUS, se necessário. |