Reconhecida pelo seu pioneirismo em organizar os profissionais de imprensa da capital que atuam no jornalismo digital, a Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, a ABBP, decidiu em assembleia geral realizada na manhã deste sábado, dia 2 de outubro, ampliar a sua atuação e se tornar uma entidade representativa nacional
Fotos: Hamilton Silva.
Com a aprovação unânime de seus associados, a ABBP passa a se chamar Associação Brasileira de Portais de Notícias.
A sigla permanecerá a mesma em homenagem ao primeiro nome da entidade: Associação Brasiliense de Blogueiros Políticos.
A ideia de expandir a atuação da entidade surgiu diante da procura de veículos de comunicação de outros estados que também sentiram a necessidade de se organizar.
“Com a ABBP, nos profissionalizamos e hoje nossos sites e portais daqui conseguem ultrapassar as fronteiras do DF e Entorno. Ao longo desses anos, conseguimos mostrar para a sociedade a importância e a relevância dos nossos veículos como fonte de informação”, destaca o presidente da entidade, José Fernando Vilela.
Segundo o dirigente, a ABBP inicia uma nova etapa e promete que vai trabalhar para que os novos associados entendam o verdadeiro papel do jornalismo digital na vida das pessoas.
“Esse processo de profissionalização pelo qual passamos nos permitiu ampliar nossos negócios e hoje geramos emprego e renda. Com isso, podemos oferecer conteúdo informativo com mais qualidade para o nosso público. Ou seja, hoje nos tornamos pequenas empresas no ramo da comunicação, o que veio a aumentar a nossa responsabilidade com o nosso público”, afirma Vilela.
Fred Lima que presidiu a entidade entre 2016 e 2017 considera a liberdade de expressão, ética e responsabilidade imprescindíveis para ABBP.
“Cada gestão inicia e encerra um ciclo diferente. A missão da atual diretoria é levar a entidade para todos os cantos do país, fortalecendo a liberdade de expressão por meio do jornalismo digital, com ética e responsabilidade. Os portais são muito importantes nesse contexto”, enfatizou.
Para o diretor de Relações Institucionais, Sandro Gianelli, a entidade chegou a um estágio de profissionalização que não tem volta. Gianelli presidiu a entidade de 2017 a 2018.
“O momento é de extrema importância para a profissionalização e reconhecimento do segmento. Antigamente você se formava na faculdade de jornalismo para ir para um grande veículo e hoje as pessoas estão abrindo seu próprio veículo, empreendendo e sendo o jornalista, o redator, e, as vezes, o próprio empresário. A profissionalização e a defesa do segmento é de extrema importância”, acrescentou.
Por: Hamilton Silva – diretor de Comunicação e Marketing.
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