Desafios da expansão de uma rede de franquias no segmento da Construção Civil



Por Shirleine Diniz*

Assumir a gestão da expansão de uma marca de franquias é um desafio, ainda mais se você for mulher e o setor for o de Casa & Construção. 

Foi assim que me vi, após experiências bem-sucedidas nos setores de Educação e Beleza: mostrando a candidatos extremamente qualificados que ser franqueado de uma loja de tintas é muito mais vantajoso e menos complexo que estar à frente, por exemplo, de uma marca de calçados, roupas, perfumaria ou cafeteria – principalmente se esses negócios estiverem instalados em shoppings. Os candidato se encantavam com a facilidade e baixa complexidade da operação e no fato de não trabalharem em boa parte do final de semana, uma vez que, lojas de tintas operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h – horário muito melhor que o exigido pelos shoppings.

Conheci a Pinta Mundi Tintas em 2019, fiquei apaixonada pelo fato de o negócio ser simples: o franqueado compra tintas direto da fábrica, o dimensionamento do estoque é feito para alto giro de produtos com validade de aproximadamente três anos, o que torna a operação descomplicada.

Na época, a marca tinha três unidades franqueadas e estava havia 20 dias de se apresentar na maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, em São Paulo. Foi uma correria, tinha muitas decisões e alinhamentos a serem tomados, mas aqueles dias me mostraram todo o potencial da marca. Cadastramos mais de 600 interessados e fechamos seis novos contratos na feira. Em apenas dois anos, já chegamos a 72 unidades e estamos presentes em nove estados e mais de 30 cidades. E vem muito mais novidade por aí!

Em termos de faturamento, a rede vem superando as expectativas. Para se ter ideia, apenas no primeiro semestre de 2021, ampliamos em 77% este número, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O que fizemos para crescer dessa forma? Uma das principais estratégias adotadas foi a escolha do perfil do candidato a franquia.  Ter o espírito empreendedor e demonstrar vontade de crescer é fundamental para conseguir ter uma loja da Pinta Mundi Tintas. É preciso, claro, ter o capital para investir, mas o "brilho nos olhos" é determinante na hora de selecionar os futuros franqueados. Não é necessário ter experiência no varejo, mas pessoas proativas e que se identifiquem com nossos valores são as escolhidas.  Nosso foco é ser a melhor rede de tintas do Brasil, para isso é importante que os franqueados estejam alinhados a esse propósito.

Por ser uma franquia de operação simples, o negócio muitas vezes chama a atenção de investidores, mas não é o que a franqueadora busca. Queremos ter pessoas, de fato, envolvidas em fazer o melhor para os clientes, apresentando soluções e oferecendo um atendimento de qualidade. O encantamento deste candidato é feito através do alinhamento de expectativas entre o candidato e a franqueadora, e da entrega detalhada das informações pertinentes ao modelo de negócios.

Antes de se tornar, de fato, um franqueado Pinta Mundi Tintas, os candidatos ainda passam por uma reunião final com o fundador da marca, Nassim Katri, onde são abordadas questões de caráter comercial, de concorrência e oportunidades.  Nosso fundador faz questão de finalizar o processo e conhecer a fundo o perfil do novo franqueado e a região de interesse. 

 

A expansão continua firme e forte, nossa equipe de consultores não para de crescer! Recebemos diariamente centenas de interessados de todo o Brasil.  Muito em breve vamos chegar ao número expressivo de 100 lojas franqueadas, para no próximo ano estarmos presentes em todos os estados do País.

O que aconselho a quem quer ter um negócio rentável, sem abrir mão da qualidade de vida, é que conheça a experiência de nossos franqueados: os resultados são surpreendentes!

*Shirleine Diniz é Executiva de Expansão da Pinta Mundi Tintas.

 

Sobre a Pinta Mundi Tintas

A PINTA MUNDI TINTAS é uma rede varejista multimarcas de tintas e acessórios para pintura, hoje, com mais de 70 lojas. Possui parceria com grandes fabricantes mundiais como Sherwin-Williams, Suvinil e Coral, além de acessórios como Condor e Tigre.

A PINTA MUNDI TINTAS apresenta uma operação enxuta, de baixa complexidade, que permite ao franqueado trabalhar com apenas mais um ou dois colaboradores, em horário comercial. Por ser uma operação com tais características, permite ao franqueado ter flexibilidade de horários. A meta da rede é chegar a 100 lojas até o final de 2021.

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