Mais brasileiros querem ficar solteiros, aponta pesquisa do IBGE

A opção por levar a vida em carreira solo aumentou no Brasil. Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 30 milhões de brasileiros preferem viver sozinhos. Em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil saltou de 10,4% para 14,6% da população. E, apesar das vantagens de se morar só, alguns pontos acabam pesando e sendo negligenciados pelo acúmulo de atividades do dia a dia. Uma dessas tarefas é cuidar da alimentação, que muitas vezes não é priorizada e traz malefícios em médio e longo prazo.



Estudioso do assunto, o psicanalista Geraldo Peçanha de Almeida está escrevendo um livro sobre o tema e afirma que é possível ser feliz sozinho. “É uma opção de vida que se cristalizou no Brasil nos últimos 50 anos. A tia solteirona vivendo sozinha na casa dos pais lá nos anos 70 é hoje a idosa que vive sozinha, viaja, consome, gasta em lazer e tem boa qualidade de vida”, afirma. 


 

Neste domingo, 15 de agosto é comemorado o Dia do Solteiro e o maior desafio deste público é manter um padrão diário de alimentação saudável. Um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde chegou à conclusão de que 66,1% dos entrevistados avaliaram a saúde como boa, porém apenas 37,3% consomem a quantidade diária de frutas e hortaliças. Pensando nisso e como forma de incentivo ao autocuidado, o Fort Atacadista separou algumas dicas que podem ajudar a manter uma rotina saudável cozinhando em casa e sem perder a praticidade.


 

Uma das nutricionistas da rede de atacadista do Grupo Pereira, Erika Milla Freitas Lima, separou 6 dicas:

 

1- Planeje suas compras

      Reserve algumas horas de um final de semana ou até mesmo durante à noite para ir ao supermercado, já que muitos operam até às 22 horas, ou até mais tarde em algumas lojas, como o Fort Atacadista.

      Compras de alimentos menos perecíveis como arroz, feijão, sal, azeite, manteiga, macarrão, podem ser feitas uma vez por mês e armazenadas.

      Os vegetais, frutas, verduras e queijos podem ser comprados quinzenalmente e organizados na geladeira.

 

2- Não se preocupe com a quantidade

·      Cozinhe o quanto achar necessário e guarde a sobra para uma próxima refeição. Afinal, os imprevistos acontecem e, às vezes, aquele macarrão do jantar garante o almoço no dia seguinte.

 

3- Congele o que sobrou

      Ter potinhos de plástico em casa é sagrado, então use-os para congelar as sobras das refeições.

      Lembre-se de armazenar cada alimento separadamente em potes específicos, isso vai ajudar a evitar o desperdício caso estrague alguma comida.

      Detalhe importante: ao cozinhar, não espere que os alimentos esfriem antes de guardá-los no congelador. Segundo Erika, a nutricionista do Fort Atacadista, isso é um mito! Para garantir a segurança alimentar, é preciso que a comida esfrie relativamente rápido, e passe de 60ºC para 10°C em até duas horas.

 

4- Congele também vegetais e carnes frescos

      Lembre-se da praticidade. Os legumes congelados têm as mesmas propriedades dos alimentos frescos. As carnes também permanecem com os mesmos nutrientes após a refrigeração.  A dica é comprá-los semanalmente e, quando chegar em casa, fazer os cortes e armazená-los no congelador. Após o congelamento, o prazo de durabilidade também se estende. 

 

5- Eleja um dia para cozinhar e armazenar em marmitas

      Se você mora sozinho, duas xícaras de arroz, uma de feijão e 1 kg de carne duram em média uma semana. Escolha uma tarde do final de semana ou uma noite e cozinhe uma refeição básica. Exemplo: arroz, feijão, carne moída ou em pedaços.

      Separe porções para marmitas e congele.  Assim, ao longo da semana, terá no freezer o básico e os legumes para ir montando os cardápios no dia a dia.

 

6- Evite comprar guloseimas e invista nas frutas

·      Opte por não comprar alimentos industrializados, pois na hora que bater a fome, você irá escolher o que estiver ao alcance das mãos e que seja mais prático, como biscoitos, bolachas, salgadinhos e doces ao invés de uma refeição saudável.

 

Onde encontrar - O Fort Atacadista possui uma variedade de frutas, verduras e legumes, itens alimentícios da cesta básica a preços baixos e das melhores marcas. Na área do açougue você encontra opções de cortes de carnes fracionadas e em bandejas.  Além disso, os clientes do Vuon Card (cartão de crédito do Grupo Pereira) podem aproveitar parcelamentos e descontos exclusivos. No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista ficam em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente, unidade que sedia o Açougue Carne Fresca.



Sobre o Grupo Pereira - Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 88 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 450 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom