O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) acredita que, para alcançar a excelência, como resultado do atendimento humanizado, é preciso investir em gestão e capacitação. Por isso, oferece treinamentos periódicos aos colaboradores do Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin), que estão sob sua gestão.
O principal objetivo é formar profissionais que estabeleçam um vínculo de comunicação eficiente seguindo a Política Nacional de Humanização (PNH) e, com isso, conduzir equipes à entrega de resultados satisfatórios alinhados à alta performance.
Da mesma forma, os aprendizados também visam aperfeiçoar a qualidade no atendimento dos pacientes admitidos nas unidades hospitalares. Além disso, os encontros são oportunidades de discutir métodos que otimizem os processos multidisciplinares das equipes e seus pares.
Capacitação
Recentemente, o IMED promoveu uma capacitação presencial, que contou com a participação de 26 líderes. Entre eles estavam diretores, gerentes, coordenadores e outros talentos dos quatro hospitais geridos pelo instituto.
Com o intuito de aprimorar conceitos como gestão de qualidade, técnicas de negociação e sistema de otimização, o encontro ainda cumpriu o papel de ser um agente de integração e troca de experiências entre os colaboradores.
Vale ressaltar que o IMED compreende essas ocasiões como ferramentas de evolução contínua. Por isso, todos os conteúdos apresentados aos participantes, das dinâmicas em grupo à apresentação do sistema de gestão de equipes, tiveram como objetivo a identificação prática de processos a serem melhorados.
Para Ângela Chagas, diretora de RH do IMED, as capacitações realizadas durante o período pandêmico são momentos especiais em que a organização olha com maior atenção para os prejuízos causados pelo novo coronavírus e, juntos, todos pensam em soluções.
“O Hospital é um sistema vital no combate à Covid-19 e os colaboradores são órgãos fundamentais para que ele continue funcionando em plena eficiência. Por isso, as ações de capacitação técnica e comportamentais permanecem focadas em atividades de desenvolvimento com a intenção de mitigar os impactos ainda causados pelo coronavírus”, afirmou a gestora.
Programas IMED
O IMED também atua com todos os seus colaboradores utilizando o “Jeito IMED de Atender”. A ação, aplicada nos quatro hospitais, tem como principal objetivo a humanização do atendimento em todos os seus setores e seguimentos por meio da uniformização e orientação contínua de condutas, comportamentos e processos.
A organização entende que todos os elos dessa corrente de atendimento são importantes no resultado final. Portanto, seguir o mesmo padrão de competência, disciplina e entrega deve ser considerado como ação de alta prioridade. Ao seguir esse plano de desenvolvimento interpessoal, o atendimento humanizado alcança a sua plenitude.
Ainda na esteira da evolução, o IMED conta com o programa “Talent Pool”. Trata-se de uma ferramenta de gestão de carreira em que o colaborador é assistido pela organização, e incentivado a desenvolver habilidades gerenciais. O instituto busca sempre a valorização e o desenvolvimento de lideranças como supervisores, coordenadores e diretores.
Dessa maneira, o IMED reafirma o seu propósito de se importar com a qualidade na prestação de serviços, capacidade resolutiva de processos internos e, principalmente, ser referência em excelência no atendimento humanizado de todos os nossos stakeholders.