Novo
Hamburgo, julho de 2021 - Identificar
clientes em potencial é uma tarefa que ocupa muito tempo dos agentes de vendas,
e na maioria dos casos a tarefa ainda é realizada de forma artesanal. Gerar leads
de maneira assertiva, ampliando o potencial de geração de negócios, é um
desafio. Pensando nisso, a CIGAM - fornecedora de
software de gestão empresarial (ERP, CRM, BI, RH, PDV e Mobile) – desenvolveu
o módulo Pesquisa de Mercado, uma solução que ajuda as áreas comerciais a catalogarem
empresas e mercados target, reunindo e consolidando informações corporativas
disponíveis na internet.
Conformidade com a LGPD
As informações são capturadas em sites de acesso público (como
páginas do governo, páginas corporativas e redes sociais) por um robô de buscas
que localiza e identifica informações abertas, de forma transparente e adequada
à LGPD. A plataforma oferece diversos filtros de pesquisa, como atividade (CNAE),
razão social, CNPJ e localização, gerando listagens parametrizadas por porte e perímetro,
entre outros critérios.
Esse ranqueamento de dados é possível com uso de ferramentas
analíticas, que se baseiam em algoritmos para entregar ao time de vendas leads
mais qualificados e aderentes ao produto/serviço a ser oferecido. Segundo o gerente
de Produtos da CIGAM, Maurício Ouriques, o Módulo Pesquisa de Mercado cruza
dados de mais de 25 milhões de empresas ativas e inativas, organizando prospects
por ordem de grandeza.
O gerente da CIGAM explica que os recursos de inteligência
artificial implementados na ferramenta são capazes de captar e gerenciar
informações de forma completa, compondo um verdadeiro raio X das corporações, com
um nível de capilaridade que possibilita até mesmo identificar decisores. O
disparo dos robôs é feito diariamente, atualizando just in time as
informações que porventura tenham sido modificadas nas fontes de pesquisa.
Integração com o CRM
Acessível por meio de um portal SaaS, utilizando nome de
usuário e senha, o Módulo Pesquisa de Mercado permite a seleção de listas de
empresas a serem contatadas com informações que podem ser exportadas
automaticamente para o CRM. “O módulo é compatível com a maioria das
plataformas de mercado”, acrescenta Ouriques.
Ele revela ainda que a solução está disponível para usuários
do ERP CIGAM, integrada diretamente ao sistema de gestão, e pode ser assinada
por outros usuários interessados em otimizar a busca por novos clientes.
Inteligência de Negócio
Segundo Ouriques, até o segundo semestre de 2021, a CIGAM
estuda implementar novos recursos ao Módulo Pesquisa de Mercado. Ele adianta que,
entre outras funcionalidades, a solução deve ganhar recursos de BI que vão permitir
buscas com um refinamento ainda maior.