A busca constante do Hospital Regional de Formosa pela qualidade e humanização da saúde vem impactando na percepção positiva dos pacientes e familiares em relação à qualidade do atendimento.
Pesquisa recente com pacientes
e familiares do Hospital Regional de Formosa revelou que 100% dos entrevistados
consideram o atendimento na clínica
médica entre bom e ótimo. O Pronto-Socorro
obteve uma taxa de geral de aprovação de 96,4%, enquanto a clínica obstétrica registrou um índice de aprovação de 95%. O HRL
possuí um percentual total de satisfação de 95,9%.
Por traz dos indicadores
positivos está uma equipe de profissionais, muitos invisíveis para a população
por não estarem na linha de frente, mas que são essenciais para o bom
funcionamento da unidade hospitalar.
No dia a dia, recepcionistas,
maqueiros, nutricionistas, seguranças e enfermeiros fazem a diferença no
atendimento, usando a empatia para transformar pequenas ações em excelentes
resultados.
Em um ambiente cheio de
corredores, quartos e UTI’s, um verdadeiro exército de salvação passa, muitas
vezes, despercebido. Entre tantos está, por exemplo, o vigia Marcos Vinícius
Rodrigues, que exerce a função importantíssima no primeiro atendimento a pacientes
e familiares. Em seu posto, é ele quem faz a primeira abordagem e,
consequentemente, a ser impactado com as situações do cotidiano.
“São muitas histórias de
sofrimento que atravessam a porta. Gente desesperada e precisando de
atendimento e de uma palavra de conforto e esperança. É assim que os recebemos
aqui no hospital”, diz Rodrigues.
O maqueiro Washington Mendes
da Silva, conta que em um de seus plantões precisou ser ágil durante um
trabalho de parto. “Tivemos que sair correndo com a mãe na cadeira de rodas
direto para o centro obstétrico. A criança quase nasceu nas minhas mãos”,
relembra emocionado.
Segundo a nutricionista
Thayssa Carvalho, o trabalho das copeiras é fundamental na alimentação dos
pacientes. “Muitos não conseguem se alimentar por causa das doenças. Entramos
com apoio e paciência e quando ultrapassam essas dificuldades sabemos que
fizemos um bom trabalho”.
Reconhecimento da população
A pesquisa realizada pela ouvidoria do hospital também
revelou aumento da agilidade nos serviços de atendimento da recepção, diminuição do tempo de espera, atendimento da
equipe de enfermagem, realização de exames e satisfação com o retorno médico. Houve
também um aumento na satisfação com o vestuário da equipe, roupas de leito, limpeza,
alimentação servida e com a cordialidade da segurança.
“Procuramos estar sempre presentes da entrada do hospital até a unidade
de terapia intensiva. A opinião de pacientes e familiares é importante para a
implementação constante de melhorias”, explica Rany Espindula, coordenadora da
ouvidoria do HRF.
Sobre o HRF
O Hospital
Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início
em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da
Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento –
IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à
população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão
em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará
contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia
e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com
melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento
para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Assessoria de
Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação
Aline Marinho
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