Dica: Como conseguir emprego durante a pandemia?



Mesmo durante a crise as oportunidades de trabalho seguem acontecendo; veja como melhorar sua imagem nas redes sociais

Por Carla Falcão | Especial para o Blog do PAULO MELO

Mesmo durante a crise as oportunidades de trabalho seguem acontecendo. A cada dia acompanho, principalmente no LinkedIn, os relatos de profissionais que estão começando um novo emprego. Além disso, o mercado de alta gerência segue aquecido. Prova disso são as vagas para seleção de profissionais que recebemos diariamente na empresa de recolocação profissional para alta gerência onde atuamos. 

É importante lembrar que neste momento de crise o mercado tende a ficar mais exigente quanto ao perfil dos profissionais. Mas não há porquê desanimar. Buscar sua recolocação deve ser uma tarefa diária, assim como participar de cursos que são oferecidos gratuitamente e que podem ser o grande diferencial e abrir portas para o mercado de trabalho.
Algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de recolocação:

1 - Faça uma listagem das empresas em que você deseja trabalhar:
Escreva uma lista de, no mínimo, 20 empresas onde você gostaria de atuar. Conhecer o mercado é fundamental, bem como sua área de atuação e oportunidades. Fazer esse estudo aumenta as possibilidades para que você se saia bem na entrevista e fale com propriedade sobre o segmento e mercado. Verifique também: em quais áreas sua experiência pode ser útil; identifique os valores da empresa, oportunidades, benefícios e treinamentos que ela oferece.

2 - Pesquise sobre as empresas que se candidatar:
Com o nome das empresas em mãos, acesse o site da companhia e suas redes sociais, principalmente a página da empresa no LinkedIn. Veja se você conhece alguém que já trabalhou lá ou que ainda faça parte dos colaboradores. As redes sociais voltadas para contatos profissionais costumam divulgar as vagas que estão em aberto e contatos com os profissionais que podem orientar sobre as novas oportunidades oferecidas.

3- Faça uma revisão do seu Curriculum e deixe-o preparado para as oportunidades:
Atualizar o curriculum é uma tarefa fundamental e que exige tempo. Por isso, organize-se e faça essa revisão com dedicação, antes mesmo que a vaga dos sonhos apareça. Atualizar seu curriculum com pressa e ansiedade para enviar rápido faz você deixar de lado informações importantes de sua carreira e que certamente farão falta no momento da seleção. 

4 Mantenha sua rede de contatos ativa:
Lembre-se de antigos contatos da sua carreira. Enviar mensagens para pessoas da sua rede pode ser um excelente caminho. Quem são seus antigos clientes e parceiros de trabalho? Adicione esses perfis em suas redes sociais. Antigos cartões de visita que estão parados em alguma gaveta se transformam em grandes aliados na formação da sua rede de conexões. As pessoas podem mudar de emprego, mas continuam trabalhando e com seus perfis ativos nas redes sociais. Entre em contato com esses profissionais e envie mensagens pelo Whatsapp. Em grupos de afinidade, pergunte como estão vivendo esse momento. Seja verdadeiramente interessado e atualize a conversa. Assim você terá espaço para falar de sua disponibilidade e sobre outros assuntos. 

5 - Tenha disciplina, comprometimento e foco no cargo desejado:
Durante a experiência profissional, as suas habilidades podem ser desenvolvidas. Mas se você não tiver claro onde deseja chegar e comprometido com os resultados da empresa em que deseja trabalhar, isso transparecerá durante o processo seletivo e entrevista. Agora, com o home office em alta, estas habilidades estão sendo testadas intensamente e podem ser o diferencial para que você conquiste sua recolocação profissional. 

6- Busque ajuda profissional:
A busca pela recolocação profissional é um processo intenso e solitário. Por isso, recorrer a empresas especializadas neste processo vai lhe trazer orientação especial nesse momento da carreira. Revisar sua trajetória, atualizar seus curriculum, participar de simulados de entrevista, alinhar e ajustar o seu perfil no LinkedIn são recursos importantes e que fazem muita diferença nos resultados.

*Carla Falcão é especialista em mídias sociais, LinkedIn, Carreira e Negócios, também é palestrante, há sete anos orienta executivos de alta gerência a usar essas ferramentas para reforçar e incrementar a vida profissional e o empreendedorismo. Publicitária, tem no currículo mais de 400 Workshops, palestras e aulas realizadas e mais de 4 mil alunos treinados em cursos individuais, em grupos ou nas empresas em formato InCompany; faz mentoria em Carreira para o Sebrae-SP.

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