O objetivo é ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país
Arte: CNJ.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram, na quarta-feira (10), a campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”. O objetivo é ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país.
O protocolo da iniciativa é simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país. Confira aqui a lista com as redes de farmácia que assinaram o termo de adesão à campanha.
Devido ao aumento considerável da violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a campanha foi criada como uma forma das vítimas pedirem ajuda silenciosamente, já que muitas delas encontram dificuldades para denunciar.
Segundo a cartilha oficial da campanha, o intuito é oferecer treinamento aos farmacêuticos e balconistas para que eles saibam como acolhê-las e tomar as devidas providências.
A iniciativa tem apoio do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Civil, da Abrafarma, do Grupo Mulheres do Brasil, entre outros.
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