Projeto muda a vida de jovens vítimas de abuso sexual
Nesta terça-feira (3), o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), participou de aula inaugural da turma 13 do projeto Vira Vida, que transforma a realidade de crianças e adolescentes, entre 14 e 21 anos, que sofreram violência sexual. O deputado investe R$ 4 milhões por ano, através de emenda parlamentar, desde 2016, para manter o programa que recebe 100 alunos em cada turma.
“É uma honra ter a oportunidade de ajudar a expandir o Vira Vida. Sempre me emociono com as histórias destes jovens que tiveram as suas vidas transformadas e se tornaram vencedores”, comemorou o distrital.
O Vira Vida, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), tem como objetivo resgatar jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Criado em 2008, pelo Conselho Nacional do Sesi, o Vira Vida foi implementado no DF em novembro de 2009.
O projeto trabalha com os adolescentes e jovens no período de 16 meses e garante a qualificação profissional composta por três módulos: Informática Básica, Auxiliar de Design e Lego, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Já por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), alguns jovens podem concluir a capacitação de Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo e Recepcionista.
Todos os jovens também recebem aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática, e participam do módulo de atividades voltadas para o desenvolvimento humano, que inclui roda de terapia comunitária, vivência de resgate da autoestima, projeto de leitura, adolescentes em ação e projeto conviver. Por meio da educação profissional, o jovem tem a possibilidade de superar os problemas sofridos, continuar os estudos e se qualificar profissionalmente, o que gera uma grande mudança de vida dos participantes.
Fotos: Rogério Lopes
Tags
# Blog do Paulo Melo
61 98497-2015 Blog do PAULO MELO
Blog do PAULO MELO
BlogdoPauloMELO
Da redação Blog do Paulo Melo