Governo lança Portal da Regularização nesta quinta-feira (15). Ferramenta vai permitir a consulta on-line sobre etapa desses processos no Distrito Federal
Governo lança Portal da Regularização e ferramenta vai permitir a consulta on-line sobre o processo. Foto: Renato Alves.
Para dar mais transparência ao andamento dos processos de regularização fundiária do Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) lançou o Portal da Regularização, nesta quinta-feira (15). A plataforma permitirá a consulta on-line de todos os procedimentos mapeados pelo órgão.
A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira; de integrantes do GDF; parlamentares; e de representantes do setor produtivo e do Judiciário.
Por meio do Portal da Regularização, será possível ter acesso à fase em que os processos estão, quem é o órgão ou interessado responsável pela elaboração do projeto e dos estudos ambientais necessários para que a regularização seja aprovada pela Secretaria; além das Diretrizes Urbanísticas previstas para a área.
As informações são apresentadas segundo as Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris), as Áreas de Regularização de Interesse Específico (Arines) e os Parcelamentos Urbanos Isolados do Solo (PUIS), assim classificados no Plano Diretor de Ordenamento Territorial e Urbano do DF (PDOT), de 2009.
Consulta gratuita
A consulta é gratuita e não é necessário se cadastrar previamente para ter acesso ao banco de dados — basta clicar no botão Regularização. Estão inseridos os dados de 369 áreas em todo o território.
Desse total, 65 têm como responsável pelo projeto a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap); 103, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab); e 201 empreendedores particulares.
A plataforma é também uma ferramenta de gestão pública, uma vez que permite o acompanhamento da quantidade exata de requerimentos formalizados na Seduh, de processos em análise e concluídos e indicação de porcentagem de conclusão de acordo com as fases da regularização.
Novos parcelamentos
Posteriormente, as informações sobre novos parcelamentos serão inseridas na página virtual. Com isso, busca-se dar mais informações à comunidade sobre a criação de novos bairros, conforme previsto no PDOT.
A medida possibilita ainda que o GDF tenha condições de combater as invasões, como destacou o governador do DF, Ibaneis Rocha. “Brasília vai ser a cidade que sempre sonhamos: legal, regularizada, na qual as famílias tenham segurança jurídica para adquirir imóveis em terrenos legais”, afirmou.
Ao tornar disponíveis as informações à população e às diversas instituições que atuam na gestão do território, a Seduh pretende dar clareza nos processos e evitar a ocupação irregular de terras, como destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Invasão não gera direito à regularização. Grileiros não poderão mais enganar a população”, disse Mateus Oliveira.
Compromissos
O Portal da Regularização é um dos compromissos concluídos pela Seduh nos primeiros seis meses de governo. O esforço conjunto foi reconhecido pelo governador Ibaneis Rocha. “É um novo momento no DF, temos aí uma equipe bem empenhada”, disse.
Além disso, a Secretaria também centrou esforços na regulamentação de normas urbanísticas e no desenvolvimento econômico do território com as seguintes medidas:
Legislação
– PLC do SIG: aprovado no Conplan;
– PLC do Alvará Simplificado: minuta encaminhada à Casa Civil;
– PL das Antenas: minuta encaminhada à Casa Civil;
Agilidade
– Aprovados 364 projetos de construção civil, com área total de 2.221.113,79 m², equivalente a 312 campos de futebol;
Atendimento
– 10 Postos Avançados da CAP em 10 Regiões Administrativas, com 472 atendimentos em junho;
Regularização
– Aprovada a regularização fundiária dos Trechos 2 e 4 de Vicente Pires;
Revitalização
– Projeto piloto requalifica as quadras 511/512 da W3 Sul.
Tags
# Blog do Paulo Melo
61 98497-2015 Blog do PAULO MELO
Associado MCB
BlogdoPauloMELO
Brasília
Paulo Melo JORNALISTA