Não é apenas para atuar em funções administrativas que existe a função de síndico
Ele precisa resolver os problemas dos moradores que estejam ao seu alcance e, para isso, é importante demonstrar interesse por esses problemas. Prever dificuldades e antecipar soluções, explicitando que uma das preocupações do síndico é a satisfação dos moradores, é essencial.
Para isso, converse. Ao encontrar um morador no elevador ou hall do prédio, pergunte como estão as coisas, o que ele está achando do condomínio, se tem sugestões a fazer. Estabelecer esse canal direto é excelente e cria laços.
Como lidar com as discussões na assembleia de condôminos que discute vaga de garagem? E a confusão criada pelo som alto na festa do morador da cobertura? Um bom síndico é, antes de tudo, um mediador de conflitos. E todas as habilidades que isso requer (escuta, paciência, ponderação) são muito bem vindas em um condomínio.
Todo síndico é gestor e todo gestor é um pouco empreendedor. Por isso, tenha iniciativa. Tome decisões, antecipe problemas, proponha soluções e melhorias ao condomínio.
Tags
# Blog do Paulo Melo
Associado MCB
BlogdoPauloMELO
Da redação Blog do Paulo Melo
Paulo Melo JORNALISTA