Quer abrir um negócio? Então visite a maior feira de franquias do Brasil


Se você já andou pesquisando por aí, deve saber que investir no mercado de franquias é uma das formas mais seguras para se abrir um negócio. E qual a melhor maneira de conhecer diferentes redes franqueadoras e entender um pouco sobre suas operações e planos de gestão? 



Lá mesmo, na maior feira de franquias da América Latina: a ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 27 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que organiza a mega feira, neste ano o evento, que está em sua 27ª edição, deve reunir mais de 400 marcas do franchising nacional e internacional e receber cerca de 65 mil visitantes nos seus quatro dias de realização. Além de poder escolher a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil de administrador, os empreendedores terão acesso a atividades de capacitação (palestras, congressos e debates) e networking.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, os índices econômicos mostram que esse é um momento propício para investir no sonho do próprio negócio.

“Estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento da economia, recuperação do emprego e dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha.”

Nos corredores da Expo, os investidores poderão conferir também as novidades que costumeiramente as redes de franquias preparam para lançar durante o evento como, por exemplo, uma série de inovações em termos de modelo, faixas de investimento, nichos e condições especiais de adesão ao negócio.

Entre os 31 mil metros quadrados de feira, estarão franquias cujo investimento inicial parte de R$ 10 mil até aquelas que o aporte demandam cifras acima de R$ 1 milhão. Todos os 12 segmentos do franchising (Alimentação; Moda; Casa e Construção; Entretenimento e Lazer; Saúde, Beleza e Bem Estar; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Limpeza e Conservação; Hotelaria e Turismo; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais e Serviços e Outros Negócios) estarão representados.

Segundo a ABF, o mercado de franquias movimentou R$ 38,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O montante revela um crescimento de 5,1% frente ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor acumulou R$ 36,8 bilhões nos três primeiros meses de 2017.

Ainda de acordo com a análise da associação, ao considerar os números dos últimos 12 meses, o avanço foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões). Para o mandatário da ABF, o balanço é considerado positivo, já que a inflação oficial (IPCA) acumulada no período é de 2,76%, segundo o Banco Central.

A ABF prevê neste ano um crescimento de até 10% no faturamento total do setor de franchising. Em número de unidades, o avanço deve atingir 3%. Em quantidade de vagas de trabalho, a entidade estima uma alta de 3% também (veja quadro abaixo).




Pesquisa

Em 2017, após a realização da ABF Franchising Expo, a associação que rege o sistema de franquias no Brasil elaborou uma pesquisa para avaliar a satisfação dos visitantes e expositores. O resultado apontou que nove a cada dez expositores (95%) consideram essencial a participação no evento para alçar seus negócios.

Confira outros dados relevantes apontados no estudo:

— 89% dos expositores apontam a ABF Franchising Expo a melhor feira de empreendedorismo na América Latina.
— 88% dos expositores do evento de 2017 pretendem expor também na edição 2018, sendo que 90% deles indicam que irão manter ou aumentar o seu orçamento para participar.
— 88% dos visitantes consideram a ABF Franchising Expo a feira com melhores oportunidades de negócio do setor.
— 93% consideram que visitar o evento é bom ou essencial para abrir o seu negócio.
— 97% reforçam que irão manter ou aumentar o seu orçamento para investir.



Recomendações

Apesar do franchising brasileiro destoar do cenário econômico-financeiro, já que vem crescendo nos últimos anos, é preciso se preparar e bem para tocar uma franquia. A Feira ABF 2018, na opinião da especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, é uma das maiores de todo o mundo e oferece uma gama extensa de conteúdo relacionado ao setor e vários parceiros oferecendo serviços para estruturar negócios e otimizar custos operacionais. E com tantas atrações interessantes, é preciso se organizar para não perder nada.

“Como são muitas opções de marcas expositoras, além das palestras e muito conteúdo da Franchising Week, é necessário se programar com antecedência, para que a semana seja bem produtiva. Recomendo que faça um planejamento prévio do tipo de palestra que te interessa e que seja relevante para você. É importante conhecer, ao menos, os conceitos básicos do franchising, para validar a sua identificação com o setor, antes de pensar em adentrar nele.”



A expert indica, ainda, que você estude todos os segmentos do mercado de franquias, principalmente aqueles que se encaixam melhor com o seu perfil profissional. Um estudo com as marcas de seu interesse também pode adiantar um tempinho para você aproveitar a feira de forma mais eficiente.

Entre as dezenas de palestrantes e congressistas, estará a própria especialista da STOCKLER, que ministrará, nos dias 29 e 30 de junho, painéis com os seguintes temas: Franquia Ideal para você / Conceitos de Franchising. Ambos são endereçados para quem está interessado em abrir a sua primeira franquia.

Confira a programação completa de painéis, debates e palestras que acontecerão durante a Franchising Week, que começa dias antes da Expo, entre os dias 25 e 30 de junho, também no Expo Center Norte.


Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, é uma das congressistas da ABF Expo 2018


Montando a sua franquia

Dois espaços que fizeram sucesso em 2017 serão montados novamente este ano: a Arena do Conhecimento, que trata-se de um espaço com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil e a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising dos mais diversos tipos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.

Dentro desta área mencionada, destaca-se também o Smart Mall ABF, que mostrará tendências tecnológicas aplicadas ao varejo como soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.

Para o presidente da ABF, a inovação é uma característica fundamental do setor de franquias e prossegue em destaque na exposição deste ano.

“Uma pesquisa inédita da ABF em parceria com a CNS e a Dom Cabral mostra que mais de 90% das redes franqueadoras entrevistadas introduziu alguma inovação entre 2014 e 2016. Na feira, vamos promover um grande benchmark do setor, que já possui vários casos de sucesso nesta área, mas que precisa mergulhar ainda mais fundo em tecnologias disruptivas e nas mudanças de comportamento do consumidor”.

A feira de franquias

A 27ª edição da ABF Franchising Expo acontece entre os dias 27 a 30 de junho. No primeiro dia de evento, por conta da ocorrência da partida entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo da Rússia, às 15 horas, os portões serão abertos mais cedo, às 9h (de Brasília).

Já na quinta-feira e sexta-feira, a Expo é aberta às 13h, com horário de encerramento marcado para as 21 horas. No sábado, a abertura acontece as 11h30, e o término, às 18h30.

Consulte a planta do evento e veja onde a franquia de seu interesse estará localizada.

A venda de ingressos online já está aberta. Para efetuar a compra do tíquete, que custa R$ 70, é preciso antes realizar o credenciamento virtual.

Se você já efetuou o cadastro, acesse o ambiente seguro de e-commerce para adquirir ingressos para ABF Expo Franchising.

Informações para a Imprensa ABF Franchising:
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br
Regina Teixeira – regina@dfreire.com.br
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br
Marina Valeriano – marina@dfreire.com.br
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br







SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018


Horário de Funcionamento:

Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30


Preço do Ingresso Online: R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


Informações ao público: (11) 3017-6800



Metodologia do SEFA

ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.


Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.








Apoio Institucional:


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom