Conheça um pouco sobre Viviane Ferreira Dourado, ela é uma mulher guerreira, que é design, artista plástica, artesã, ilustradora, estilista, desenhista, oficineira, conselheira de cultura e primeira-dama do Cruzeiro, Viviane Dourado foi premiada entre os Melhores do Ano 2018 do Blog do PAULO MELO
Viviane Dourado deu aula para moradores em situação de rua entre maio a outubro de 2018 e Voluntária (larga experiência) em outros projetos sociais, inscrita no Portal do voluntariado do GDF.
Foi a idealizadora do projeto Cruzeiro Arte na Parada, que busca a humanização de pontos de ônibus no Cruzeiro e 508 Sul desde 2016, Viviana foi apoiada pelo então na época administrador Reginaldo Sardinha, hoje deputado distrital e por comerciantes e empresárias dessas mesmas localidades.
Essa atividade levou Viviane Dourado a pintar mais de vinte pontos de ônibus, com temas iconográficos da Região e história, principalmente cultural, de nossa cidade. Procedimentos estes realizados com sucesso, com intensa participação da comunidade, repercussão na mídia, internet, jornais locais, rádios, atividades culturais e etc.
Esse projeto assegurou melhoria dos pontos de ônibus com a intensa participação comunidade. O projeto recebeu doações dos comerciantes e apoio dos grupos da terceira idade e de algumas instituições.
Viviane Dourado como idealizadora, fez pesquisas, croquis e pinturas, apresentou em rede social todas as atividades, sempre mostrando temas da cidade, contando a História do Cruzeiro, de sua infância como filha de candango, retratando as ONG`s, as instituições e eventos culturais de nossa cidade, como por exemplo a homenagem o Grupo Pelinsky (dança), Escola de Samba, Aruc, as Paróquias, igrejas e outras instituições religiosas, os grupos da Terceira Idade, a Creche os Vicentinos, O grupo Arco-íris, os blocos de carnavais entre outras manifestações culturais ou registro arquitetônicos e históricos através de postagens, vídeos, propagandas etc.
Projeto este que vem servido de exemplo e sendo expandido em outras RA’S, a ponto de permitir uma pintura na parada de ônibus da 508 Sul, onde recebeu o convite de uma ex-prefeita, que dizia: “Cruzeiro Cidade Modelo”.