O candidato do Democratas conta com apoio de diversas lideranças da região
Durante a caminhada da frente “Unidos para Mudar Goiás”, o senador Ronaldo Caiado (Democratas) conquistou apoios de peso para sua pré-candidatura ao governo em todas as regiões do Estado. No Entorno do Distrito Federal não foi diferente. Na região, Ronaldo Caiado tem contado a força da vice-prefeita de Luziânia, professora Edna (Pros), da vice-prefeita de Planaltina de Goiás (Pros), Maria Aparecida, e do ex-deputado federal Marcelo Melo, que assumiu a coordenação da pré-campanha de Ronaldo Caiado no Entorno. Outro integrante da frente que também tem uma história com a região é o deputado federal Delegado Waldir (PSL), que iniciou sua carreira na polícia civil goiana atuando em cidades da Ride.
Ao justificar a opção pelo grupo liderado pelo pré-candidato ao governo Ronaldo Caiado, todos foram unânimes em apontar o médico como o mais preparado para mudar a situação de Goiás e o quadro de abandono do Entorno assim como se trata de uma figura ficha-limpa, de trajetória política reconhecidamente honesta.
“Eu decidi apoiá-lo pelo trabalho que ele já executa pelo estado de Goiás. Devido ele ser ficha limpa, por conhecer tão bem o estado e acredito ele ser o mais preparado no momento. Ele ja vem se preparando durante toda uma vida para isso”, opinou professora Edna.
Já o Delegado Waldir, o deputado mais votado do estado, disse que sua decisão por seguir junto com Caiado veio antes mesmo de o senador se tornar pré-candidato. “Eu decidi apoiar a pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado quando ele nem era pré-candidato. A posição dele corajosa cristão, patriota, defensor das riquezas brasileiras, defensor da família, isso, sem dúvida nenhuma, chamou atenção e ele defende há muito tempo as mesmas pautas que eu defendo, por isso, que decidi caminhar com ele. Vejo como pessoa mais honrada, mais correta, mais honesta para mudar os destinos do estado de Goiás”, acrescentou o deputado federal.
Marcelo Melo afirmou que Caiado, que já vem visitando várias cidades do Entorno, vai intensificar sua agenda para mostrar que a região terá, de fato, ações estruturais para atender saúde, educação, segurança e transporte. “Nosso pré-candidato tem andando o estado inteiro, uma agenda extensa e nós já definimos uma chapa: já tem candidato a senador, deputado estadual e deputado federal e iremos fazer uma agenda mais extensa no Entorno, mais presente. Nós queremos inserir de vez o Entorno no contexto político de Goiás. Abracei a pré-campanha de Caiado foi por acreditar que ele vai fazer ações concretas para o Entorno. O Entorno vai ser decisivo para resolver essa eleição no primeiro turno”, destacou Marcelo.
Curta nossa página no Facebook!
De fato, após definição da chapa, Caiado e integrantes da frente “Unidos para Mudar” estiveram em algumas cidades do Entorno, caso da agenda cumprida no último domingo (29/7) em Águas Lindas, Nova Gomo e Santo Antônio do Descoberto.
Marcelo disse que a população da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) está cansada de medidas paliativas, de “remendos” que não resolvem os problemas locais. Ele cita a violência com índices que estão entre os maiores do país e a saúde com hospitais regionais co obras iniciadas há anos ainda não concluídas.
“Até hoje o que aconteceu aí foram medidas paliativas, para construir um hospital leva 20, 25 anos, fazer uma ação na segurança pública são apenas remendos, apenas maquiagem. A questão da segurança pública hoje o Entorno está hoje, infelizmente, como uma das regiões mais violentas do país. Luziânia apareceu em 14 lugar como uma das cidades mais violentas do Brasil. Isso é uma tristeza”, relatou.
A liderança e ex-deputado federal ainda mencionou a peregrinação da população local todos os dias para se decolar via transporte público e a ausência de incentivos para atração de indústrias, o que iria desenvolver a região que deixaria de ter apenas cidades-dormitórios. “Para resolver o problema do transporte público nunca se tomou uma decisão de peso, de impacto. Hoje o cidadão do Entorno passa quatro horas por dia dentro de um ônibus ou de um carro em direção a Brasília, uma situação degradante, uma situação vexatória. Temos que fazer com o Entorno possa participar da industrialização de Goiás. Chega! Tudo que vem para Goiás só para Anápolis e Aparecida. O Entorno não ganha um investimento, não ganha uma indústria e com isso o nosso desemprego só aumenta. São questões estruturais e conjunturais, não adianta tratar o Entorno só com ações paliativas, é preciso ações concretas no sentido de fazer com que essa população que vem sofrendo possa ter dias melhores”, declarou ao reforçar que Ronaldo Caiado é a melhor opção para enfrentar todas essas questões.
“Ronaldo Caiado não é apenas a melhor opção para o Entorno, mas para todo o estado de Goiás. Hoje, nós vivemos um estado de abandono saúde, educação, segurança, obras inacabadas, dívidas do estado, tem muito o que se fazer para poder mudar esse perfil de 20 anos de estelionato eleitoral apenas uma pessoa realmente que tem grande destaque no país hoje reconhecido por todas pessoas como um grande líder”, concluiu delegado Waldir.
PROPOSTAS
Para lidar com a situação de “orfandade” do Entorno, como classificou Ronaldo Caiado, o pré-candidato apresentou projetos que estão tramitando no Senado Federal. Um deles é a PEC 65/2015 que transfere para a União a exploração dos serviços de transporte rodoviário de passageiros entre os municípios do Entorno do Distrito Federal. A proposta, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, tem a intenção é permitir que exista investimento no transporte da região, melhorando o atendimento de milhares de passageiros que se deslocam principalmente para Brasília e hoje sofrem com a precariedade do serviço. O texto será agora votado pelo plenário do Senado. Hoje, lembra Caiado, mais de 30 mil pessoas se deslocam de Luziânia para o Distrito Federal todos os dias em péssimas condições de transporte público. Isso apenas para citar uma cidade do região.
Outro projeto voltado ao desenvolvimento da região é o PLS 163/15, da autoria de Caiado, que destina 80% do FCO repassado ao Distrito Federal para as cidades do Entorno. “Brasília tem a maior renda per capita e o maior IDH do país enquanto as cidades ao redor contam com os piores índices. Não há emprego nem perspectiva no Entorno porque não há como competir com os subsídios federais e o volume de recursos que é destinado a Brasília. Em vez de resolver isso, a região segue sendo usada apenas como curral eleitoral do governador”, afirmou Caiado.
Já a proposta, aprovada pelo Congresso, que teve grande empenho do senador é o PLC 102/2015, que amplia a RIDE. Foi Caiado que articulou para que a matéria já há anos na Casa entrasse na pauta do plenário para concluir sua tramitação. O projeto de lei complementar acrescenta 10 novos municípios de Goiás e dois de Minas Gerais à RIDE, o que garantirá acesso a recursos federais e prioridade em convênios nas áreas de infraestrutura, transporte, educação, saúde e cultura. O PLC 102/2015 acresce a RIDE os municípios goianos de Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício e os mineiros de Arinos e Cabeceira Grande. Outras 22 cidades já fazem parte da região do Entorno do DF, criada pela Lei Complementar 94/98.
Fonte: DM.