Gerenciamento de crises surge como novo nicho de mercado para jornalistas

Para capacitar especialistas no gerenciamento de crises políticas, institucionais e de imagem, o Instituto Sagres abre inscrições para o Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises

O país vem sendo transformado nos últimos anos em um cenário permanente de escândalos, envolvendo autoridades do governo, políticos, empresas privadas e estatais. Em paralelo, o mercado de trabalho para jornalistas vem mudando de forma radical, com o jornalismo tradicional derretendo por conta da comunicação direta pelas redes sociais e expulsando grandes profissionais das redações. As assessorias de imprensa, por sua vez, cada vez mais gerenciam crises, algumas fazendo uso apenas da intuição e da experiência pessoal dos profissionais.

Diante desse cenário, o Instituto Sagres de Gestão Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Abrig, lança o primeiro Curso de Extensão do país para capacitar profissionais de Comunicação e de Relações Institucionais nessa nova especialidade – o gerenciamento de crises políticas, institucionais e de imagem. O Curso de Extensão, programado para iniciar a 29 de junho, oferece 10 disciplinas e o total de 120 horas/aula presenciais. Além do conteúdo didático inédito, um dos pontos altos do curso, coordenado pelos professores Hugo Studart e Homero Zanotta, é ter conseguido reunir alguns dos mais qualificados profissionais do país especializados no tema.

Docentes - Jornalista, mestre e doutor em História Política, professor e executivo de Relações Institucionais, Hugo Studart atuou por quase 30 anos como repórter investigativo, editor ou colunista em veículos como O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; revistas Veja e Dinheiro; e como Diretor e colunista da IstoÉ. Homero Zanotta é doutor em Ciências Militares, especialista em Inteligência, em Comunicação Social e em gerenciamento de crises. Atuou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2004 a 2011, onde participava do gerenciamento de crises. “

O jornalista e escritor Mário Rosa também é um dos professores do curso. Trata-se de um dos primeiros consultores do país em gestão de reputação, com experiência no gerenciamento de crises de grandes corporações como Grupo Cassino, Ambev, OAS, Camargo Correa e Opportunity. Também prestou consultoria para figuras públicas como ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. É autor de quatro livros sobre o tema: “A Síndrome de Aquiles”, “A Era do Escândalo”, “A Reputação na Velocidade do Pensamento” e “Memórias de um Consultor de Crises”. “Por conta de denúncias de corrupção e de desrespeito à legislação, muitas empresas perderam a credibilidade dentro do país e não sabem como reerguer o nome, mesmo passando a trabalhar de maneira correta”, avalia Mário Rosa.

A equipe de professores conta com ainda com Egberto Salóes, analista e gestor de riscos e de fraudes, que atuou como assessor do Controle Interno do Exército para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e com a professora Romaly de Carvalho, que é especialista em Psicologia Comportamental no Trabalho, consultora em Comunicação Interpessoal, Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional. Fechando a equipe, o professor Raul Sturari, doutor em Prospectiva e Estratégia, que atuou como Secretário-Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência no governo Lula e foi coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”.

“Conseguimos uma rara combinação de competências técnicas, metodologias e expertises pessoais”, explica o coordenador Hugo Studart. “O resultado disso é que os novos especialistas sairão do curso mais valiosos, competitivos e demandados no mercado de trabalho”, aposta.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

Módulo 1 (29 e 30/06)

A pedra e a vidraça: como lidar com a mídia (Profs: Homero Zanotta e Hugo Studart)


Módulo 2 (13 e 14/07)

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Crise de Imagem (Profº: Mário Rosa)


Módulo 3 (27 e 28/07)

Formação de um gabinete de crise (Profº: Homero Zanotta)


Módulo 4 (10 e 11/08)

Técnicas de persuasão e gestão de network (Profº: Hugo Studart)


Módulo 5 (24 e 25/08)

Inteligência e Contra inteligência na gestão de crises (Profs: Homero Zanotta e Hugo Studart)


Módulo 06 (31/08 e 01/09)

Comunicação interpessoal aplicada às Relações Institucionais (Profª: Romaly de Carvalho)


Módulo 07 (14 e 15/09)

Ferramentas de gestão de risco (Profº: Egberto Salóes)


Módulo 08 (28 e 29/09)

Análises de crises clássicas bem (ou mal) gerenciadas (Profº: Homero Zanotta)


Módulo 09 (19 e 20/10)

Prospecção estratégica para prevenção de crises (Profº: Raul Sturari)


Módulo 10 (26 e 27/10)

Novos atores das crises de cidadania: minorias, gênero, ecologia (Professor: Hugo Studart)


Serviço

CURSO DE EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CRISES

Início: 29 de junho

Informações: (61) 9 9830-0740 / 9 9109-2473 (WhatsApp)

(61) 3272-7078 ou sagres@sagres.org.br

Inscrições: sagres.org.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom