A
publicação de uma matéria no site RadarDF, membro da Associação dos
Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) acerca de
que o GDF teria implantado espiões na cúpula da equipe de apoio ao
pré-candidato Jofran Frejat levou o Secretário de Comunicação do Governo
do Distrito Federal, jornalista Paulo Fona, a adotar uma postura no
mínimo questionável
Vários sites que cobrem os bastidores da política no DF replicaram a matéria, entre eles o site Tudooknotícias, que também é associado da ABBP. Fona compartilhou em alguns grupos de WhatsApp uma montagem com uma cópia da tela do Tudooknotícias com uma tarja vermelha escrito: “FALSO”
A ABBP e o bom jornalismo entendem que discordar de qualquer matéria publicada em qualquer meio de comunicação é um direito de todo e qualquer cidadão, inclusive cabendo a eles buscarem seus direitos sob a luz da legislação vigente, entre eles o direito de resposta.
Neste episodio, infelizmente, um membro do alto escalão do governo, jornalista experiente e respeitado, conhecedor dos bastidores do jornalismo preferiu utilizar de meios não tão éticos.
O GDF não entrou em contato com nenhum dos jornalistas responsáveis pela publicação da matéria e sequer emitiu um Nota Oficial explicando ou negando a notícia.
O departamento Jurídico da ABBP orientou seus sócios a entrarem com um processo junto a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos para avaliar a situação e a atitude do secretário e de outros membros do governo que compartilharam, o que para nós, é considerado uma Fake News.
Desqualificar jornalistas, blogueiros e comunicadores, infelizmente é uma prática comum daqueles que estão ou querem estar no Poder. A ABBP e todos os seus sócios repudiam tal atitude publicamente e atuará na defesa de seus associados, sempre que o direito de imprensa for atropelado pela politicagem.
Brasília-DF, 28 de abril de 2018.
Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP), fundada em dezembro de 2014, com o intuito de representar uma das categorias que mais crescem em todo o mundo.