O WhatsApp pode, sim, suspender contas sem aviso prévio. Esses bloqueios ocorrem após o aplicativo verificar que o comportamento do usuário violou os Termos de Serviço da companhia, mais especificamente o capítulo Uso aceitável de nossos serviços.
Nesses casos, o usuário verá em sua tela a seguinte mensagem: “Seu número de telefone não está autorizado a usar nosso serviço. Entre em contato com o suporte para obter ajuda”. Sendo assim, é necessário enviar um e-mail para support@whatsapp.com e pedir a revisão do bloqueio.
Se o WhatsApp constatar que a ação do usuário foi uma violação grave, a conta será deletada em um prazo de três dias. Em ações mais leves, entretanto, a suspensão temporária costuma durar em torno de 24 horas.
Abaixo, confira cinco ações que o WhatsApp considera como mau comportamento e que podem levar a uma suspensão temporária:
1. Enviar muitas mensagens para pessoas que não têm o número do remetente guardado na agenda. Para evitar uma suspensão por esta razão, a companhia recomenda que os usuários comprovem que os contatos salvaram seu número atual.
2. Quando muitos usuários bloqueiam um mesmo remetente em um curto intervalo de tempo. A recomendação do WhatsApp para driblar essa suspensão é apenas se comunicar com pessoas conhecidas que desejem receber suas mensagens.
3. Criar muitos grupos com pessoas que não constam na sua lista de contatos. A dica para evitar esse problema é a mesma dos itens anteriores: verifique se os integrantes das suas conversas salvaram o seu número de celular na agenda e se comunique apenas com quem você conhece.
4. Encaminhar a mesma mensagem para um grande número de contatos. Uma saída para não sofrer essa suspensão é usar o recurso Lista de Transmissão. Ele permite enviar mensagens simultâneas para diversos contatos em janelas individuais. Veja aqui como usá-lo.
5. Além dos motivos listados acima, se o WhatsApp suspeitar que determinada pessoa violou seus Termos de Serviço, a companhia pode simplesmente suspender a conta. Nesse caso, é necessário enviar o e-mail para o suporte do aplicativo e recorrer a decisão.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas.
Fonte: 33 GIGAS.
Tags
# Blog do Paulo Melo
Associado MCB
BlogdoPauloMELO
Da redação Blog do Paulo Melo
www.paulomelo.blog.br